top of page
Buscar

ESTRIAS COM DERMÓGRAFO

há 6 dias
7 min de leitura


Por que tratar uma estria exige muito mais do que simplesmente passar uma agulha sobre a pele

Estria não é apenas uma “linha” visível na pele.

Ela representa uma alteração do tecido cutâneo que envolve mudanças na organização da matriz extracelular, especialmente nas fibras de colágeno e elastina, além de modificações que podem variar conforme a fase, a localização e as características individuais da pele.

Por isso, quando pensamos em tratamento de estrias, a primeira pergunta não deveria ser:

“Qual agulha eu uso?”

A pergunta deveria ser:

“Que tipo de estria está diante de mim e como esse tecido deve ser conduzido?”

Essa mudança de raciocínio transforma completamente a forma de tratar.


Estria rubra e estria alba não são a mesma coisa

As estrias podem apresentar características diferentes ao longo de sua evolução.

Nas fases iniciais, podem surgir com tonalidade avermelhada ou violácea, sendo frequentemente descritas como striae rubrae.

Com o passar do tempo, podem tornar-se mais claras, hipopigmentadas e apresentar aspecto atrófico, passando a ser classificadas como striae albae.

Essas diferenças não são apenas de cor.

Elas refletem momentos diferentes do tecido e ajudam a entender por que não faz sentido tratar todas as estrias com exatamente o mesmo protocolo.

Antes de qualquer intervenção, é importante considerar fatores como:

  • fase e aspecto da estria;

  • largura e características do tecido;

  • localização;

  • fototipo cutâneo;

  • histórico de cicatrização;

  • presença de alterações pigmentares anteriores;

  • condição atual da pele;

  • procedimentos já realizados;

  • resposta individual ao estímulo.

É justamente aqui que começa a segurança.


Dermógrafo não é Dermapen

Essa diferença precisa ficar clara.

Embora ambos utilizem agulhas e possam produzir estímulos mecânicos na pele, não estamos falando necessariamente da mesma técnica.

No microagulhamento realizado com Dermapen, um cartucho contendo múltiplas agulhas produz diversas micropunções distribuídas sobre determinada área da pele.

O microagulhamento possui literatura científica considerável sobre estrias e outros processos de remodelação cutânea.

Já no tratamento que utiliza dermógrafo, a abordagem pode ser muito mais localizada e dirigida ao trajeto da própria estria.

Na técnica com dermógrafo trabalhada no Mundo da Dermato, o objetivo não é simplesmente perfurar indiscriminadamente uma área.

O profissional acompanha a lesão, observa o comportamento do tecido e realiza um estímulo mecânico controlado e planejado.

Ter agulhas não significa que todos os procedimentos sejam iguais.

Equipamento, forma de aplicação, quantidade e configuração das agulhas, objetivo terapêutico e condução clínica fazem diferença.


Dermógrafo também não significa micropigmentação

Esse é outro ponto fundamental.

O dermógrafo é um equipamento. O que determina a técnica é como e para qual finalidade ele é utilizado.

No tratamento de estrias abordado aqui:

não há implantação de pigmento;não há camuflagem;não há tentativa de colorir a estria para escondê-la.

A proposta é completamente diferente.

O dermógrafo é utilizado como ferramenta de estímulo mecânico controlado do tecido, buscando desencadear uma resposta biológica reparadora.

O objetivo não é fazer a estria parecer da mesma cor da pele.

O objetivo é trabalhar o próprio tecido.

Essa diferença é essencial.


O que acontece quando realizamos um estímulo mecânico controlado?

Quando a pele recebe uma microlesão controlada, inicia-se uma sequência de eventos relacionada ao processo fisiológico de reparação.

De maneira simplificada, podemos pensar em etapas que envolvem:

resposta inflamatória inicial → reparação → reorganização da matriz extracelular → remodelação tecidual.

Células, mediadores e componentes da matriz extracelular participam desse processo.

É justamente por isso que tratar estrias não deveria ser entendido simplesmente como “machucar a pele para ela produzir colágeno”.

Essa explicação é reducionista.

A resposta tecidual é mais complexa.

E existe uma diferença enorme entre provocar um estímulo controlado e produzir uma agressão desnecessária.


Mais trauma não significa mais resultado

Esse talvez seja um dos conceitos mais importantes no tratamento de estrias.

Existe uma ideia equivocada de que:

quanto mais sangrar, melhor;quanto mais inflamar, melhor;quanto mais forte o procedimento, maior o resultado.

Não necessariamente.

A pele precisa receber um estímulo compatível com o objetivo terapêutico e com sua capacidade individual de resposta.

Produzir trauma excessivo não significa produzir uma remodelação melhor.

Pelo contrário, uma intervenção inadequada pode aumentar o risco de intercorrências.

Por isso, aprender apenas o movimento da mão com o dermógrafo é insuficiente.

O profissional precisa compreender o tecido que está estimulando.



Antes da agulha existe avaliação

Uma formação em estrias não deveria começar ensinando somente qual agulha escolher.

Ela deveria começar ensinando o profissional a olhar para a pele.

Antes do procedimento, precisamos considerar:

Como está a barreira cutânea?

Qual é o fototipo?

Essa pessoa apresenta histórico de hiperpigmentação pós-inflamatória?

Como costuma cicatrizar?

Essa estria é recente ou antiga?

O tecido está preparado para receber esse estímulo?

Existe alguma condição que contraindique ou exija adiamento do procedimento?

Quando o profissional começa a responder essas perguntas, ele deixa de simplesmente executar uma técnica.

Ele começa a desenvolver raciocínio clínico.


Fototipos altos exigem ainda mais conhecimento

Trabalhar com fototipos elevados exige atenção especial.

Procedimentos que produzem inflamação podem resultar em alterações pigmentares quando não são corretamente indicados ou conduzidos.

Por isso, segurança em estrias também significa saber:

  • reconhecer fatores de risco;

  • preparar adequadamente a pele;

  • controlar o estímulo;

  • orientar os cuidados posteriores;

  • identificar rapidamente uma resposta que não está evoluindo como esperado.

O objetivo não deve ser ter medo de tratar determinados fototipos.

O objetivo deve ser ter conhecimento suficiente para tomar decisões mais seguras.


Escolher a agulha não deveria ser uma decisão aleatória

Outro ponto importante é compreender que diferentes configurações de agulhas podem produzir comportamentos diferentes durante a aplicação.

Escolher uma agulha apenas porque alguém disse que “é a melhor para estrias” não é raciocínio clínico.

O profissional precisa entender por que escolheu aquela configuração, qual resposta pretende produzir e como aquela escolha se relaciona com as características da estria.

No Método 3R®, trabalhamos justamente para que o aluno não memorize simplesmente:

“use essa agulha dessa forma”.

Queremos que ele aprenda a pensar:

“por que estou utilizando essa agulha neste tecido?”

Essa diferença parece pequena.

Na prática, muda tudo.


A estria precisa de tempo

Remodelação tecidual não acontece imediatamente após o procedimento.

Depois do estímulo, a pele continua biologicamente ativa.

O processo de reparação e remodelação ocorre ao longo do tempo.

Por isso, repetir um procedimento simplesmente porque “já passou uma semana” ou porque existe um protocolo fixo pode não ser a melhor forma de conduzir todos os pacientes.

É preciso observar:

  • evolução da pele;

  • resposta inflamatória;

  • recuperação tecidual;

  • pigmentação;

  • textura;

  • sensibilidade;

  • aspecto da estria;

  • resposta ao procedimento anterior.

O profissional precisa aprender a observar o que acontece entre uma sessão e outra.

A sessão termina.

O processo biológico não.


Fotografar também faz parte do tratamento

Quando trabalhamos com estrias, a percepção visual pode enganar.

Iluminação, distância, posição corporal e ângulo da fotografia podem modificar significativamente a aparência da lesão.

Por isso, registros fotográficos devem ser padronizados sempre que possível.

Comparar adequadamente a evolução ajuda tanto o profissional quanto o paciente a compreenderem o tratamento de maneira mais realista.

Também reduz aquela análise baseada apenas em:

“acho que melhorou”.

Acompanhamento é parte do processo.


E o uso de ativos?

Ativos podem fazer parte de estratégias de cuidado antes ou depois de determinados procedimentos, mas eles não substituem uma boa avaliação e não transformam uma técnica inadequada em uma técnica segura.

Antes de perguntar:

“Qual ativo é melhor para estrias?”

é mais importante saber:

Qual é o objetivo desse ativo dentro desta fase do tratamento?

Outra vez, voltamos ao mesmo princípio:

não é decorar produto. É compreender finalidade.


Nem toda pele está pronta para ser tratada naquele dia

Essa talvez seja uma das maiores demonstrações de segurança profissional.

Às vezes, a melhor decisão clínica é não realizar o procedimento naquele momento.

Uma pele sensibilizada, com alteração importante da barreira ou apresentando alguma condição incompatível com o tratamento pode precisar primeiro ser preparada.

Saber quando realizar uma técnica é importante.

Saber quando não realizar é igualmente importante.


O que a ciência ainda não permite prometer

Existem diferentes modalidades descritas para o tratamento das estrias, e a literatura científica apresenta resultados variados.

Ainda não existe um tratamento universal capaz de garantir a eliminação completa das estrias em todos os pacientes.

Resultados dependem de inúmeras variáveis.

Por isso, uma formação responsável não deveria ensinar frases como:

“elimina 100% das estrias”

ou

“esse tratamento funciona igual em qualquer pessoa”.

Ciência também significa reconhecer limites.

E alinhar expectativas faz parte da segurança do atendimento.


Então, o que realmente diferencia um profissional?

Não é simplesmente possuir um dermógrafo.

Também não é conhecer uma sequência pronta de movimentos.

A diferença está em conseguir olhar para uma estria e compreender:

o que estou vendo;o que esse tecido precisa;qual estímulo faz sentido;qual agulha escolher;quando intervir;quanto estimular;quando parar;quando reavaliar;e qual deve ser o próximo passo.

Quando o profissional entende isso, o dermógrafo deixa de ser apenas um equipamento.

Ele passa a ser uma ferramenta dentro de um raciocínio muito maior.


Método 3R®

Regenerar → Reorganizar → Remodelar

Foi justamente a partir dessa visão que estruturamos, no Mundo da Dermato, o Método 3R® para o tratamento de estrias com dermógrafo.

A proposta é ensinar o profissional a enxergar a estria como um tecido que precisa ser avaliado, preparado, estimulado e acompanhado, e não simplesmente como uma marca sobre a qual devemos passar uma agulha.

O raciocínio é organizado em três grandes etapas:

Regenerar

Preparar o terreno biológico e compreender as condições da pele antes de exigir dela uma resposta.

Reorganizar

Conduzir o estímulo mecânico de maneira planejada, respeitando as características da estria e a resposta individual do tecido.

Remodelar

Acompanhar a evolução, respeitar o tempo biológico e utilizar estratégias que façam sentido para cada etapa do processo.

O Método 3R® é uma organização metodológica autoral do Mundo da Dermato. Sua fundamentação parte dos conhecimentos científicos disponíveis sobre fisiologia cutânea, cicatrização, remodelação tecidual e técnicas de estímulo mecânico.


Você não precisa decorar mais um protocolo

Protocolos são importantes.

Mas protocolos sem compreensão podem deixar o profissional inseguro assim que aparece uma situação diferente daquela apresentada durante a aula.

Por isso, nosso objetivo é que o aluno termine a formação conseguindo pensar.

Não apenas:

“o que eu faço agora?”

Mas:

“por que estou fazendo isso?”

É essa compreensão que começa a construir segurança profissional.

Técnica se aprende. Segurança se constrói com conhecimento.

Quando você compreende o que está acontecendo dentro daquele tecido, o dermógrafo deixa de ser apenas um aparelho.

Você passa a entender o que está vendo, por que está tratando e qual deverá ser o próximo passo.

E é exatamente isso que buscamos ensinar no Curso de Estrias com Dermógrafo – Método 3R®.

Sem camuflagem.Sem implantação de pigmento.Sem promessas irreais.

Ciência aplicada à regeneração real da pele.

QUERO CONHECER O MÉTODO 3R®

No Wix, eu colocaria essa última frase em um botão dourado, levando diretamente para a página do curso ou para o WhatsApp.


REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS

AL-HIMDANI, S.; UD-DIN, S.; GILMORE, S.; BAYAT, A. Striae distensae: a comprehensive review and evidence-based evaluation of prophylaxis and treatment. British Journal of Dermatology, 2014, 170(3):527–547.

HUANG, Q.; XU, L. L.; WU, T.; MU, Y. Z. New Progress in Therapeutic Modalities of Striae Distensae. Clinical, Cosmetic and Investigational Dermatology, 2022, 15:2101–2115.

SEIRAFIANPOUR, F. et al. Systematic review of single and combined treatments for different types of striae: a comparison of striae treatments. Journal of the European Academy of Dermatology and Venereology, 2021, 35(11):2185–2198.

SUN, X.; JIA, X.; HUANG, L. Microneedling Therapy for Striae Distensae: Systematic Review and Meta-Analysis. Aesthetic Plastic Surgery, 2024, 48(15):2915–2926.

RODRIGUES, A. B. Combined vacuum therapy and superficial micropuncture in the treatment of white striae: A case series. Our Dermatology Online, 2026, 17(2):266–267.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


  • Instagram
  • Facebook
  • Whatsapp

© 2026 Mundo da Dermato. 

bottom of page